Como as mudanças no comportamento do consumidor durante a pandemia podem exigir um novo posicionamento de marca? - FW3

Como as mudanças no comportamento do consumidor durante a pandemia podem exigir um novo posicionamento de marca?

Devido isolamento por coronavírus, o consumidor passou a experimentar hábitos mais digitais e muitos deles não vão mudar esse novo comportamento. Com isso, muitas empresas irão se deparar com cenários digitais cada vez mais competitivo.

O “novo normal” chegou. E a cada dia que passa se torna menos passageiro. O boom que atingiu o e-commerce brasileiro durante os primeiros meses da quarentena reflete um comportamento não novo, mas sim intensificado. A necessidade de consumir durante a pandemia, fez o e-commerce crescer entre março e junho, 400% neste ano se comparado com o mesmo período de 2019.

 

Já o Faturamento digital de janeiro a junho aumentou 56,8%, sendo a região sudeste responsável por 60% das receitas no setor, segundo os dados apresentados recentemente em uma reportagem no G1. Isso reflete que diversos negócios tiveram que aderir as vendas pela internet, a fim de resistir a uma forte recessão econômica vigente. Caso a empresa em que você trabalha não aderir ao posicionamento no meio digital, ela poderá sim sofrer um impacto negativo considerável. Se já vivíamos uma transição do consumidor tradicional para o digital, com a pandemia essa transição ganhou uma intensidade considerativa.

Se o produto ou serviço não pode aderir as vendas online, abusar e usar do marketing digital pode ser uma estratégia viável e de baixo custo. Já comentamos aqui no blog sobre (Marketing em Tempos de Crise) e é possível seguir algumas dicas que podem ser de bom uso, caso essa seja a situação da empresa.


Hoje o consumidor está mais presente no meio digital. É importante que a marca também acompanhe esse comportamento. Optar também pelo ambiente digital garante para as empresas benefícios como maior divulgação e alcance, menor burocracia, redução de custos, acessibilidade de dados para melhor segmentação e mensuração de resultados.