Como elaborar o plano de marketing digital do seu restaurante? - FW3

Como elaborar o plano de marketing digital do seu restaurante?

Saiba como desenvolver um plano inicial de marketing digital para o seu restaurante e impulsionar seu engajamento e relevância online.

Temos em mente que hoje, o marketing digital de um negócio é de extrema importância! Isso porque, esse conjunto de táticas digitais auxiliam o seu negócio a atingir seus objetivos dentro do marketing desenvolvido para sua marca. Mas, antes de aplicar essas táticas, é preciso criar um plano estratégico de marketing digital, para que essas ferramentas sejam aplicadas da maneira correta e atinjam seus objetivos.

Como elaborar um plano de marketing para restaurantes

Dê olho no mercado

Faça uma análise completa do seu negócio, considerando tanto os conceitos internos quanto os externos. Com base nisso, avalie seus pontos fortes, suas limitações, quais as oportunidades e riscos você pode seguir. 

 

Depois, os pontos principais ao qual você deve estar atento são: concorrência e clientes em potencial. Isso porque ambos vão oferecer para você o direcionamento ideal para sua estratégia de marketing para restaurantes. No caso dos seus concorrentes, considere a presença digital em todas as plataformas, avaliações por parte dos clientes, o serviço delivery, a tabela de preços e os tipos de descontos. 

 

Quanto aos clientes em potencial, é necessário um estudo profundo, já que o público-alvo do seu restaurante são as pessoas que podem vir ao local para consumo ou que estão no seu raio de entregas.

Qual seu objetivo?

Dentro do ambiente online é onde as pessoas são mais afetadas pela quantidade de informações. Por isso, conteúdos estratégicos e bem traçados são exatamente o que vão conquistar seus clientes em potencial e trazer o sucesso do seu empenho. 

 

Ao traçar um plano de marketing digital para restaurante você deve ter em mente que esse plano só poderá funcionar se for bem organizado e caso possua um objetivo concreto. Um exemplo são: o aumento do número de vendas, conquistar a posição de melhor restaurante da região ou fazer as vendas por delivery crescerem. 

 

Depois que você levantar as informações que vão dar base para o seu planejamento, é hora de começar a estruturar suas estratégias. Comece traçando as ações que serão realizadas, as atribuições para que tudo esteja entregue no prazo e as datas limite para entrega. 

Como colocar em prática

Tenha o seu próprio site

A criação de um site, quando bem feito, é o que dita o modo como seus clientes vão enxergar a sua marca. Pois, as redes sociais (embora muito úteis) não definem toda a persona da sua empresa, como um espaço próprio de comunicação com os clientes, pois são espaços terceirizados. 

 

Dentro do seu site é possível fazer seu engajamento crescer nos sites de busca através de diversas ferramentas, como o uso do SEO (Search Engine Optimization), que pode aumentar a visibilidade do seu restaurante nos sites de busca. 

Promova suas campanhas nas redes

As redes sociais são ferramentas de grande poder, principalmente na atuação de marketing para restaurantes. Além de postagens que valorizem o seu cardápio, é possível criar campanhas para promover anúncios que vão trazer mais visibilidade para seu restaurante. 

 

Ademais, os patrocínios podem ser feitos até mesmo por quem não possui caixa para grandes investimentos em propaganda.

Não se esqueça da sua identidade visual

Ser reconhecido é importante, afinal você não quer que sua marca seja confundida com a do vizinho! Investir na construção da sua identidade visual é, sem dúvida, essencial durante o seu processo de construção do marketing do seu restaurante.

 

Afinal, não é apenas a fachada do seu estabelecimento que deve ser vista, mas toda a identidade que a sua marca carrega, desde a fonte do cardápio até designe dos stories nas mídias sociais. Nesse caso, você pode sempre buscar inspirações de restaurantes de todo o mundo para inspirar o seu negócio, mas sem copiar! Assim você pode ter algo original que vai ficar guardado na mente dos seus clientes.

 

Curtiu as dicas? Siga a gente nas redes sociais e receba nossas novidades!