Diagnóstico de Mercado - FW3

DIAGNÓSTICO DE MERCADO

FAÇA UM ORÇAMENTO

Análise. Alinhamento. Resultados.

Um diagnóstico de mercado planejado com excelência garante para a empresa uma análise detalhada do cenário em que está inserida, além de possibilitar maior visão dos gestores para uma tomada de decisão mais assertiva. De forma simples, é o alinhamento entre os objetivos da empresa com as expectativas do mercado.

 

Sua consistência é composta por diversas ferramentas, dentre elas:

Plano de negócio

A chance de encontrar e corrigir os erros estão nesta fase. Com o objetivo de organizar e planejar cada passo do empreendimento e identificar com eficácia os melhores caminhos a serem seguidos antes da prática de fato. O caminho para o sucesso de qualquer empreendimento é ter conhecimento por completo do seu verdadeiro papel, limitações e oportunidades frente ao mercado no qual será inserido.

Público Alvo

Outro fator determinante dentro do diagnóstico de mercado, para a assertividade de qualquer estratégia mercadológica do projeto empresarial, é ter conhecimento do seu verdadeiro público alvo. Contar somente com a sorte não é a melhor maneira de gerir uma empresa. É necessário saber: qual é o perfil do consumidor que irá usufruir do seu produto ou serviço, como sua decisão de compra é construída e influenciada, quais seus valores e quais as necessidades e como sanar suas dúvidas a respeito dos seus produtos ou serviços.

Análise de Concorrência

Dentro do diagnóstico de mercado, essa é uma variável que está longe do controle das empresas, mas que pode ser monitorada para o melhor posicionamento competitivo no cenário mercadológico. É com eles que a sua empresa irá dividir clientes, logo estar sempre à frente dos demais é uma estratégia que demanda tempo e agilidade.

Estudo do Macro Ambiente

Fazer uma análise dos fatores que geram poder de influência em todo o mercado, para o diagnóstico de mercado é pode livrar sua empresa de problemas que podem colocar a funcionalidade em risco. O maior exemplo disso é o cenário atual em que estamos vivendo: a pandemia.

Análise Swot

É uma análise estratégica que visa identificar forças, fraquezas da sua empresa e viabilizar oportunidades e ameaças, que possam gerar influência positiva ou negativa, frente ao seu negócio.

Plano de Ação

Após a consolidação das análises estratégicas, o próximo passo dentro do diagnóstico de mercado é partir para o plano de ação, que visa colocar em prática as melhores ações de marketing identificadas para melhor posicionamento mercadológico.

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